Caminho das Indias

Ao longo dos últimos sete meses, a sociedade ficou perplexa diante da maldade da personagem Flora, a vilã da novela das oito.
Para muitos “A Favorita” não passou de uma trama muito bem arquitetada a fim de prender a atenção dos telespectadores do horário “nobre” da televisão brasileira.
Para outros, mais conservadores, um estímulo e tanto à violência e a ganância.
As cenas de violência foram tantas que muitos ainda estão em dúvida: A favorita foi a “Flora” (Patricia Pillar) ou a “Donatela” (Claudia Raia)?
Na disputa acirrada pela audiência a Globo lança, quase que simultaneamente, outras duas programações: Big Brother Brasil 9 e Caminho das Índias.
Como a maioria das pessoas “opta” pelo canal aberto de televisão, não resta outra alternativa a não ser contentar-se com o que lhe é proposto a título de entretenimento.
Mas, até que ponto as novelas tem inflência sobre a vida real?
É comum ouvirmos que “a arte imita a vida”. Será que a vida não imita a arte?
Nas próximas semanas, para não dizer meses, a sensualidade indiana (regada a muito misticismo) irá influenciar o dia-a-dia de milhares de brasileiros.
O hinduísmo, a maior religião da Índia, será alarmantemente propagado no maior país da América do Sul.
O que é o hinduísmo?
O Hinduísmo é citado frequentemente como a “mais antiga tradição religiosa” dentre os principais grupos religiosos do mundo, ou como a “mais antiga das principais tradições existentes”. É formado por diferentes tradições e composto por diversos tipos, e não possui um fundador. Estes tipos, sub-tradições e denominações, quando somadas, fazem do hinduísmo a terceira maior religião, depois do cristianismo e do islamismo, com aproximadamente um bilhão de fiéis, dos quais cerca de 905 milhões vivem na Índia e no Nepal.
Outros países com populações significantes de hinduístas são Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão, Malásia, Singapura, ilhas Maurício, Fiji, Suriname, Guiana, Trindad e Tobago, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos.
Aqueles que seguem o Hinduísmo devem respeitar as coisas antigas e a tradição; acreditar nos livros sagrados; acreditar em deuses; persistir no sistema de castas (determina o status de cada pessoa na sociedade); ter conhecimento da importância dos ritos; confiar nos guias espirituais e, ainda, acreditar na existência de encarnações anteriores.
O nascimento de uma pessoa dentro de uma casta é resultado do karma produzido em vidas passadas.
Somente os brâmanes, pertencentes as castas “superiores” podem realizar os rituais religiosos hindus e assumir posições de autoridade dentro dos templos.
Os hindus são politeístas (acreditam em vários deuses).
Os principais são:
Brahma (representa a força criadora do Universo); Ganesh (deus da sabedoria e sorte); Matsya (aquele que salvou a espécie humana da destruição); Sarasvati (deusa das artes e da música); Shiva (deus supremo, e criador da Ioga); Vishnu (responsável pela manutenção do Universo).
Felizmente o Brasil tem sido palco de um explendoroso evangelismo. Nunca se pregou tanto o evangelho do Sr. Jesus Cristo como nos últimos dias.
Centenas de brasileiros estão compreendendo o significado da célebre frase do Sr. Jesus:
“EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE E A VIDA; NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM” (João 14: 6)
Por mais que alguns creiam na existência de vários deuses ou na possibilidade da reencarnação, a verdade absoluta encerra-se em Jesus Cristo. Ele é a verdade, o caminho e a vida.
Há quem pense que todos os caminhos levam a Deus... Se assim fosse, todos os caminhos levariam a India.
O caminho das Índias nos levará a um país lindo por seus encantos naturais, seus magníficos templos, sua população e seu legado cultural... mas, também nos depararemos com deuses de fundição, animais sendo adorados e tantas outras coisas que desagradam a Deus.
“Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daquele que me aborrecem, e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos” (Deuteronômio 5: 6 –10) Cientes da verdade expressa na Bíblia, que relata tão bem a história do Salvador da humanidade, a razão da Sua vinda e o propósito da Sua morte, prossigamos em alertar os desavisados incautos da vida.
Afinal, cabe a nós não errar o caminho!

Comentários

Cíntia Mara disse…
Muito bom o post.

Acho que podemos conhecer outras culturas, mas ser fiéis à verdade que Jesus mesmo proclamou: Ele é o único caminho.

Tenho assistido a essa novela algumas vezes, justamente para conhecer um pouco dessa cultura tão diferente da nossa. Uma coisa que eu achei interessante foi o respeito que as pessoas tem com os mais velhos e também a visão que eles tem do amor, não como uma "paixão arrebatadora", mas como algo construído com tempo e trabalho. Temos que reter o que é bom e isso me fez pensar.

Fica na paz!
Vilma Pires disse…
Parabéns pelas mensagens,estão cada dia melhores.Graça e paz

Postagens mais visitadas deste blog

O VASO E O OLEIRO - Isaías 30.14,15; Jeremias 18.1-4; Mateus 5.6

Jesus – O Salvador dos humildes

Marche