O VASO E O OLEIRO - Isaías 30.14,15; Jeremias 18.1-4; Mateus 5.6

Texto do Pr. José Julio de Azevedo 


xxxxxxx A vida cristã é uma jornada de confrontos. Deus, em sua misericórdia, faz com que reconheçamos nossas limitações - e, especialmente, nossas contradições. Alguém disse que Deus nos atrai do jeito que estamos, mas nos ama de forma que não permite que fiquemos do mesmo jeito. Ser cristão significa estar num Caminho de crescimento, de aperfeiçoamento - e, também, de arrependimento. De acordo com os textos bíblicos (ver título da mensagem) Deus interfere continuamente em nossas vidas - tratando conosco, nos modelando. Resgatando sua imagem e semelhança em nós!

a) O OLEIRO TRATA CONOSCO

xxxxxxx O profeta Isaías começa assim o capítulo 30: "Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomaram conselho, mas não de mim! E se cobriram com uma cobertura, mas não do meu Espírito, para acrescentarem pecado a pecado!". Quando estamos cheios de nós mesmos, planos, projetos, desejos, cobiças, nos afastamos de Deus e da Sua vontade - até que Ele permite as provas da nossa rebeldia. Ele o faz porque nos ama e quer que sejamos felizes e realizados como cidadãos de Seu Reino eterno!

xxxxxxx Muitas vezes queremos ser alvo de agrados e falsas consolações, como ocorria com Israel, que fazia aliança com o Egito e se afastava de Deus. Lemos nos versículos 9 e 10: "...povo rebelde é este, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do SENHOR. Eles dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis e tende para nós enganadoras lisonjas".

xxxxxxx Há muitos pastores e pregadores que se dobram, se submetem, frente a vontade popular para não desagradar membros, dizimistas e ofertantes. Preferem iludi-los com promessas e vantagens de um reino da terra, no horizonte da cobiça humana e não da glória de Deus. Mas Deus, aquele que nos chamou das trevas para a luz, nos constrange e faz com que vejamos nosso verdadeiro estado e nos chama para o tratamento. Chama-nos para descer até a oficina do oleiro! Aponta o caminho para uma vida de alegria e saúde espiritual: "Em vos converterdes e em repousardes estaria a vossa salvação; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não a quisestes" (Isaías 30.15).

xxxxxxx Portanto, se pertencemos a Deus, seu Amor não permite que nos afastemos dele para sempre; nos procura. Conforme as palavras de Jesus: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (João 10.11).


b) O OLEIRO QUEBRANTA O VASO

xxxxxxx Mesmo quando os seres humanos caíram, iludidos pela serpente, Deus não os abandonou. Ele procurou-os. Lemos em Gênesis 3.8,9: "E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: onde estás?"

xxxxxxx A tendência humana é não reconhecer seus erros, mas procurar culpados para justificar-se. Assim ocorreu com os dois: Senhor... "a mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi". A mulher colocou a culpa em outro: "A serpente me enganou, e eu comi" (Gênesis 3.12,13).

xxxxxxx A Bíblia ensina que o pecado escraviza e gera a morte. O resultado da desobediência: "Maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo" (Gênesis 3.17,18).

xxxxxxx Hoje vemos o desequilíbrio ecológico, a radiação atômica que vazou de usinas nucleares e de experimentos com bombas; a poluição cresce em todo o mundo; muitas florestas são destruídas. Um estudo recente afirma que os oceanos já perderam 70% da vida marítima por causa da poluição e pesca excessiva por grandes empresas e governos.

xxxxxxx O Brasil, apesar do grande crescimento dos evangélicos tem a triste soma de mais de 50 mil assassinatos por ano; a corrupção balançou a economia - envolvendo grandes empreiteiros, ministros e chefes políticos de vários partidos. 

xxxxxxx Afirma-se que a próxima guerra será pela água doce. Rios poluídos, nascentes contaminadas pelo uso de agrotóxicos, etc.

xxxxxxx Por outro lado a teologia da prosperidade perverte a mente de muitos que se achegam às igrejas. Já não se fala em arrependimento em grande parte das igrejas. O culto antropocêntrico - isto é, o homem é o centro, e Deus virou um ídolo que o crente pode manipular para conquistar e satisfazer seus desejos!


c) O OLEIRO MODELA O BARRO

xxxxxxx Jeremias, que viveu cerca de cinco séculos antes de Cristo, ensina o cuidado de Deus a seu povo. Lemos em Jeremias 18:2-4: "Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu  bem aos seus olhos fazer". No versículo 6, diz o SENHOR: "Eis que, como o barro nas mãos do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel".

xxxxxxx Somos o barro e é Deus quem modela nossa vida! Não podemos questionar o Senhor do Universo. Ele age de acordo com a Sua soberania e Seu propósito. Faz "vasos de honra" e "vasos de desonra" (Romanos 9:20,21)Mesmo que as aparências pareçam apontar para uma contradição divina não podemos julgar a Deus, mas em nossa pequenez ter a certeza de que sua vontade é justa e boa. E que seus propósitos e caminhos nem sempre estão ao alcance de nossa capacidade de entender ou discernir.

xxxxxxx A cristão sinceros que vivem sob o medo de perder a salvação, muitas vezes manipulados e forçados a uma religião opressiva, sem a liberdade do Espírito Santo. Lemos em Efésios 2.1 que antes de Cristo nos atrair éramos mortos espirituais: "E vos vivificou estando vós mortos em ofensas e pecados". Deus Amor é que veio até nós e nos atraiu irresistivelmente. Devemos crer como nos ensina Paulo em sua Carta aos Filipenses 1.6: "Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo".


DESAFIO


xxxxxxx No mundo em que vivemos é difícil, mas não impossível, ouvir a voz de Deus. Se ele permite dificuldades, aflições é porque quer que ouçamos: "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas". C.S. Lewis, o grande escritor cristão - muitos anos depois de ser atraído, escreveu: A dor é o megafone de Deus para m mundo surdo". A palavra diz que o Espírito Santo intercede por mim e por você com "gemidos inexprimíveis". A Igreja é a Universidade de Deus; o lugar onde Deus nos trata e nos ensina.

xxxxxxx Um professor disse para a classe, quando eu estudava na Faculdade de teologia: "O cristão, com o Espírito mas, sem a Palavra, enlouquece; e o cristão com a Palavra, mas sem o Espírito, seca".

xxxxxxx Lutero disse que todo cristão é um penitente: Tem que estar sob a ação do oleiro que modela o barro - não faz reforma, mas refaz totalmente a nossa vida. Todos estamos em crescimento e, submissos a Deus e sua Palavra, somos modelados como "vasos de honra", para uma vida bem- aventurada que glorifica a Deus e edifica a comunidade onde vive.

xxxxxxx "Sal da terra", nos chamou Jesus - somos chamados também para temperar e preservar a vida e o verdadeiro cristianismo cujo fundamento é o Amor: O amor de Deus por nós e nosso amor pelo próximo.

Pr. José Julio de Azevedo
Igreja Presbiteriana do Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus – O Salvador dos humildes

Marche