Abraão erra duas vezes

Gênesis 20:3 - "Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite e disse-lhe: Eis que morto és por causa da mulher que tomaste; porque ela está casada com marido”.

Quem foi Abimeleque?
Quem era a mulher?
Quem era o marido da mulher?

Abimeleque foi o rei dos filisteus em Gerar.
Sara era a mulher de Abraão.

Abraão saiu de Manre, onde vivera uns cinco anos, e foi para a terra dos filisteus a um lugar chamado Gerar, ao sul da Palestina.

Chegando em Gerar, Abraão comportou-se da mesma forma como fez no Egito: Disse a Sara: “Se perguntarem a nosso respeito, diga que você é minha irmã”.

Vamos ver como ele agiu no Egito? Leia Gênesis 12:10-19

A iniciativa de Abrão parecia ser a mais favorável, mas quase custou a vida de Abimeleque. Assim como foi prejudicial para o rei do Egito.

Quando Abrão desceu ao Egito, Sarai foi levada até o Faraó e isso custou-lhe muito caro:

“Feriu, porém, o Senhor a Faraó com grandes pragas e a sua casa, por causa de Sarai, mulher de Abrão” Gênesis 12:17

Em Gerar não foi diferente. Leia Gênesis 20:1-7.

Se não fosse a interferência de Deus, Abimeleque e tudo o que era dele iriam perecer: “Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é e rogará por ti, para que vivas, porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu”(v.7).

EXISTE ALGO QUE NÃO NOS PERTENCE E QUE PRECISA SER RESTITUÍDO?

Qual a reação de Abimeleque diante da palavra do Senhor?

A reação está em Gênesis 20:8-10.

Como foi que Abraão ficou?

Abrão ficou envergonhado e disse: “Porque eu dizia comigo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por amor de minha mulher. E aconteceu que, fazendo-me Deus sair errante da casa de meu pai, eu lhe disse: Seja esta a graça que me farás em todo o lugar onde viermos: dize de mim: É meu irmão.” (Gênesis 20:12,13).

Então, tomou Abimeleque ovelhas, e vacas, e servos, e servas e os deu a Abraão; e restitui-lhe Sara, sua mulher. (Gênesis 20:14).

A atitude de Abimeleque resultou em benção para si mesmo e para sua casa:
Está em Gênesis 20:17,18.

SERÁ QUE NÃO EXISTE ALGO IMPEDINDO A BENÇÃO DO SENHOR EM NOSSAS VIDAS?

Como se não bastasse; Isaque, filho de Abraão, cometeria anos mais tarde o mesmo erro. Está escrito em Gênesis 26:1-11.

Além do erro - repetido por Isaque - o texto nos mostra que Abimeleque, rei de Gerar, guardou em seu coração a lição do Senhor Deus.

“E disse Abimeleque: Que é isto que nos fizeste? Facilmente se teria deitado alguém deste povo com a tua mulher, e tu terias trazido sobre nós um delito. E mandou Abimeleque a todo o povo, dizendo: Qualquer que tocar neste varão ou em sua mulher certamente morrerá” (v.v 10 e 11)

CONCLUSÃO:

- Os textos bíblicos nos mostram as conseqüências oriundas de meias verdades;
- Mostram que Deus não aprova a mentira;

Resta-nos uma reflexão: Temos guardado, no coração, a correção do Senhor?

Que Deus abençoe a todos em nome de Jesus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VASO E O OLEIRO - Isaías 30.14,15; Jeremias 18.1-4; Mateus 5.6

Jesus – O Salvador dos humildes

Marche