A árvore da ciência do bem e do mal



O que você entende por árvore do conhecimento? E se você pensar em árvore da ciência do bem e do mal? Imediatamente você lembrará do texto bíblico. Se é que o texto bíblico lhe foi apresentado um dia!

E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista e boa para comida, e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal." (Gênesis 2:9)

"De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência  do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:16,17)

A serpente, mais astuta que todas as alimárias, disse a mulher: "Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal". (Gênesis 3: 4,5)

Os textos bíblicos merecem uma reflexão!?

Havia no Jardim do Éden inúmeras árvores. O fruto de uma delas jamais deveria ter sido experimentado. Havia, inclusive, a árvore da vida. "Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente." (Gênesis 3:22)

- Várias árvores no jardim;
- Árvore da ciência do bem e do mal;
- Árvore da vida.

O que a ÁRVORE DA CIÊNCIA DO BEM E DO MAL e a ÁRVORE DA VIDA podem nos ensinar?

A árvore da ciência do bem e do mal representa uma "condição de escolha"; A árvore da ciência do bem e do mal representa uma "possibilidade de o homem tomar suas próprias decisões"; A árvore da ciência do bem e do mal representa o "livre arbítrio" concedido aos homens.

Se por um lado o homem pecou ao experimentar o fruto da árvore da ciência do bem e do mal; por outro lado ele finalmente acabou tomando real conhecimento do "bem" e do "mal".

Antes de experimentarem o fruto da árvore do conhecimento, Adão e Eva desconheciam o "mal". O fato foi confirmado por Deus: "Eis que o homem é como um de nós, sabendo do bem e do mal" (Gênesis 3:22)

Será que Adão e Eva tinham consciência do significado para palavra "morte"?  "... mas da árvore da ciência  do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:17)

Depois da "queda do homem", por causa da "infeliz escolha", por não levar em conta a advertência de Deus, o homem finalmente entendeu o significado da palavra morte. Tanto é verdade que todos passaram a ter os seus dias contados.

"E foram todos os dias que Adão viveu novecentos e trinta anos; e morreu." (Gênesis 5:5)

Hoje, no entanto, não quero me deter sobre o assunto morte!

Quero falar sobre a "possibilidade de escolha". 

Você percebeu que sempre estamos diante de uma escolha, e que nossas escolhas nos levam por caminhos distintos.

Eva e Adão, por exemplo, optaram pela pior escolha...
Eles deliberadamente desobedeceram a Deus...

Hoje, a realidade é a mesma! Constantemente fazemos escolhas, muitas delas sabendo exatamente se é ou não aprovada por Deus. Afinal, o homem passou a ter o conhecimento do bem e do mal. Por isso, é tão importante ouvir a voz da consciência. Compreende?

Façamos um paralelo:

Escolha aprovada por Deus = Bem = Luz
Escolha reprovada por Deus = Mal= Trevas

"Porque todo aquele que faz o MAL aborrece a LUZ, e não vem para a LUZ, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a LUZ, a fim de que suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus". (João 3:20,21)

Bem = Luz = Verdade
Mal = Trevas = Mentira

Pelo conhecimento "do bem e do mal" entendemos que:

Bem  ≠  Mal ; Luz  ≠  Trevas ; Verdade  ≠  Mentira

Pelo mesmo conhecimento do "bem e do mal" entendemos COMO devemos fazer nossas escolhas. 

Logo, para ficarmos na VERDADE, na LUZ, no BEM, nossas escolhas devem estar em conformidade com a vontade de DEUS.

Para encerrar:

Já imaginou como seria diferente se Adão e Eva tivessem escolhido conforme a vontade de Deus? 

Eles não teriam experimentado o fruto proibido;
Eles não teriam se afastado de DEUS.
Eles não teriam se afastado da ÁRVORE DA VIDA.

Hoje, através dessa reflexão, alcançamos entendimento para "considerarmos" nossas escolhas.

"Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade." (I Timóteo 2:3,4)

Graça e paz!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VASO E O OLEIRO - Isaías 30.14,15; Jeremias 18.1-4; Mateus 5.6

Jesus – O Salvador dos humildes

Marche