Cristo formado em vós

TEXTO: Lucas 1.26-38
TEMA: Cristo formado em vós

INTRODUÇÃO: Aprenderemos um pouco mais sobre a Palavra de Deus começando pelo texto que narra o anúncio do nascimento de Jesus.  

DESENVOLVIMENTO:

“Salve agraciada; o Senhor é contigo; bendita é tu entre as mulheres [...] Eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus [...] como se fará isto [...] descerá sobre ti o Espírito Santo [...] porque para Deus nada é impossível [...]”.

DEUS, o criador dos céus e da terra, utilizou-se de um anjo para avisar Maria que ela seria a mãe de Jesus. No A.T. Deus já havia sinalizado a vinda do Salvador:

·        Gênesis 3:15 - "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."

·        Isaías 7:14 - "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel."

No tempo de Deus “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”.

Maria não duvidou das palavras do anjo Gabriel e, ao final da anunciação, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra”.

De acordo com o livro aos Hebreus, Jesus é o “herdeiro de tudo, por quem também fez o mundo”. No verso 3, do cap. 1, está escrito que o Filho é “o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa”.

É por isso que Jesus disse aos seus discípulos:

·        João 10:30 – “Eu e o Pai somos um”
·        João 12:45 – “E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou”

Se quisermos conhecer Deus, precisamos conhecer o Filho Unigênito do Pai.

Jesus não deseja simplesmente apresentar o Pai. Ele deseja que tenhamos fé no Filho de Deus, e que tenhamos consciência que Deus é o único Deus.

·        João 17:3 – “E a vida eterna é esta: que conheçam, a ti só por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.

Portanto, quem negar a Jesus está negando a Deus e, também, a vida eterna.

O Pai diz para sermos santos porque ele é santo (I Pedro 1:16) e Jesus deseja que sejamos um, assim como Ele e Deus são um:

·        João 17:20,21 - E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.


O desejo de Deus é nos santificar até que cheguemos à estatura de varão perfeito, ou seja, a estatura de Jesus:

·        Efésios 4:11-13 – “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para toda a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.”

Quero chamar atenção para as orientações que se sucedem nos seguintes versos:

·        Efésios 4:14-16 - “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano de homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz aumento do corpo, para sua edificação em amor”.

Estes versículos falam de dois tipos de crescimento: o individual (em Cristo) e o da Igreja (corpo místico, invisível). Fala também sobre “vento de doutrina, pelo engano de homens que com astúcia enganam fraudulosamente”.

Não podemos esquecer que o Apóstolo Pedro, em sua segunda epístola, nos orienta acerca do crescimento espiritual e, também, dos falsos mestres:
·        II Pedro 3:17,18 – “...guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador...”

Paulo, o apóstolo dos gentios, orienta quanto ao crescimento da igreja, e faz duras advertências quanto à existência de falsos apóstolos:

·        II Coríntios 11:2-3 - Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.

·        II Coríntios 11:4, 13-15 - Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes com razão o sofrereis [...] Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça: o fim dos quais será conforme as suas obras.

Quanto aos falsos profetas, não poderia deixar de citar as palavras do Sr. Jesus:

·        Mateus 7:15,16a - “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis”

Começamos nossa leitura bíblica vendo que o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, Nazaré, para falar com uma virgem, Maria, anunciando que ela daria à luz àquele que salvaria os homens dos seus pecados.

Assim como existem os anjos de Deus – espíritos ministradores a favor daqueles que hão de herdar a salvação (Hebreus 1:14) – existem também anjos caídos (demônios)  os quais estão a serviço de Satanás.

Ao receber a notícia que daria à luz ao salvador da humanidade, Maria perguntou ao anjo Gabriel: “Como se fará isto, visto que não conheço varão? E respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra...” (Lucas 1:34,35).

Para que Maria desse à luz foi preciso que a virtude do Espírito Santo viesse sobre ela.

Da mesma forma, para entendermos a Palavra de Deus precisamos do auxílio do Espírito Santo. O Espírito Santo não somente auxilia no entendimento da Palavra, como também faz com que nos tornemos semelhantes ao Sr. Jesus. É por isso que não podemos desprezar o Espírito Santo de Deus.

·        João 14:26 – “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”

O Espírito Santo ensina todas as coisas. Ensina a sermos santos e ensina a identificarmos os falsos profetas.

O Espírito Santo não permite que fiquemos confusos:

·        I Coríntios 14:33 – “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz”.

Além de ensinar, o Espírito Santo veio para habitar nos cristãos:

·        I Coríntios 6:19 – “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”

·        Apocalipse 3:20 – “Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei e sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”

  
CONCLUSÃO:

·        Acredito que a melhor forma de encerrarmos essa reflexão é refletindo sobre o fato de Cristo ter sido (ou não) gerado em nós.

·        Maria permitiu que Jesus Cristo – pela ação do Espírito Santo – fosse gerado em seu ventre. Nós também devemos permitir – pela ação do Espírito Santo – que Cristo seja formado em nós. Isso não é uma heresia, pois ao se dirigir aos Gálatas o Apóstolo Paulo escreveu: “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” (Gálatas 4:19).


·        Se Cristo foi formado em nós, então as palavras de Gálatas 4:4-7 foram cumpridas. Vamos ler?

Comentários

Jesus diz: Ide! disse…
Mensagem anunciada na Igreja Irmãos Menonitas, em São Mateus do Sul-PR, por ocasião do dia das mães (10/05/15).

Postagens mais visitadas deste blog

O VASO E O OLEIRO - Isaías 30.14,15; Jeremias 18.1-4; Mateus 5.6

Jesus – O Salvador dos humildes

Marche