Estudar não é apenas ler!


“Oh! Quanto amo a ta lei! É a minha meditação em todo o dia” (Salmos 119.97)

Estudar a Bíblia não é apenas lê-la. É aproveitar suas lições preciosas para o crescimento espiritual, extraindo alimento para a alma.

Estudar consiste no processo de concentrar toda a atenção em um fato, assunto, ou objeto com o fim de aprender-lhe a essência, funcionalidade, utilização, relações de causa e conseqüências.

Estudar exige certas aptidões intelectuais tais como: ouvir, redigir, ler, memorizar e raciocinar.

Todo o cristão, especialmente o aluno da Escola Bíblica Dominical, precisa estudar a Bíblia, tendo em vista a necessidade de aprender sua mensagem, essência e significado.

Além do conhecimento, o estudante da Bíblia tem como objetivo principal a proclamação da Palavra de Deus.

Paulo, o grande proclamador do Evangelho, nos aconselha dizendo: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é em vão no Senhor” (I Coríntios 15.58)

Sabendo que: “Os entendidos pois resplandecerão, como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente” (Daniel 12.3)

Adaptado da lição nº 13 - O Valor do Estudo da Bíblia / 4º Trimestre de 2008 / CPAD

Comentários

JamesCondera disse…
Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor, amado irmão Márcio.

Infelizmente, como afirma as Sagradas Escrituras, o povo de Deus padece por falta de conhecimento (Oséias 4.6), e isto se deve a falta de estudo, de exame da Bíblia...

Muitas das vezes, bons textos, com total respaldo bíblico, estão disponíveis através da blogosfera, mas, a relutância de muitos está em não dar a devida atenção aos textos, por sua falta de meditar no que está sendo proposto pelo texto, assim, muitos discordam do que apresentamos, única e exclusivamente, por intolerância à falta de exame, como nosso amado irmão Paulo nos diz: "Examinai tudo. Retendo o bem."

Fraternalmente.
James.
www.jesusmaioramor.blogspot.com
Vilma Pires disse…
Graça e paz.Infelizmente o povo de Deus tem se desviado por não conhecer a Palavra de Deus.Muitos não frequentam a EBD porque pensam já terem aprendido tudo.Que Deus tenha misericórdia de nossas vidas.

PS. O outro comentário foi excluído por eu ter cometido um erro de digitação.Fique na paz
Christiane disse…
Esse tipo de assunt osim vale pena ler!
A exortação aos irmão para leitura e entendimento da palavra!
Parabéns!

É verdade q muiras vezes somente lemos a Biblia comom se estivessemo lendo qualquer coisa.Não é a toa que perdemos o raciocino logo que não lemo da forma correta,e quando nos dermos conta estamos viajando na maionese...

Leitura e meditação já!

Deus te abençoe.

Postagens mais visitadas deste blog

O VASO E O OLEIRO - Isaías 30.14,15; Jeremias 18.1-4; Mateus 5.6

Jesus – O Salvador dos humildes

Marche