O Reino de Deus

Mateus 13.10-17

10E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes fala por parábolas? 11Ele, respondendo disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; 12porque àquele que tem se dará, e terá em abundância; mas aquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. 13Por isso, lhes falo por parábolas, porque eles vendo não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem compreendem.14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis e, vendo, vereis, mas não percebereis.

15Porque o coração deste povo esta endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou os olhos, para que não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração, e se converta, e eu os cure.

16Mas bem aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. 17Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não o viram, e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.

Hoje, nossa reflexão será acerca do Reino de Deus. Um reino que, segundo o Sr. Jesus, não vem com aparência exterior.

Lucas 17.20,21 - “E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós”

O Reino de Deus está entre nós, mas, infelizmente, muitos ainda não o conhecem.

Antes de falar sobre o Reino de Deus, precisamos lembrar da existência de dois outros reinos: O reino das trevas e o reino dos homens.

1. Reino das trevas

·         Triste;

·         Sem vida;

·         Sem nenhum atrativo;

·         Oposto ao Reino de Deus;

·         Um reino de pranto e ranger de dentes.

Na parábola das bodas, um homem entrou sem as vestes nupciais e foi imediatamente identificado:

Mateus 22.12,13 - “Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes”.

Numa determinada oportunidade Jesus disse:

Mateus 7.21-23 – “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos e dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios?E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim,vós que praticais a iniquidade.”

2. Reino dos homens

O reino dos homens nós conhecemos bem:

·         Prevalece o egoísmo, a vaidade e o orgulho;

·         Vai da fantasia à realidade;

·         As leis são perenes (transitórias);

·         O ter se sobrepõe ao ser;

·         A concorrência é desleal;

·         É influenciado tanto pelo “reino das trevas” quanto pelo “Reino de Deus”

Há um texto, na Bíblia, que expressa claramente a influência destes dois reinos.

Influência do reino das trevas:

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissenções, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias,, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gálatas 5.19-21)

Influência do Reino de Deus:

“Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (Gálatas 5.22)

O reino dos homens está estampado nos jornais, nos programas de rádio, na televisão, na internet. É fácil reconhecê-lo!

3. Reino de Deus

·         Santo; Puro; Imaculado; Verdadeiro; Justo; Eterno.

Para compreendermos o “Reino de Deus” precisamos conhecer a Jesus Cristo. Quando estava diante de Pilatos, Jesus falou: O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui.” (João 18.36).

- SE O REINO DE JESUS NÃO É DESTE MUNDO, COMO FAZER PARTE DELE?

A melhor resposta encontra-se na narrativa bíblica que trata da conversa que Jesus teve com Nicodemos, príncipe dos judeus. Jesus falou: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (João 3.5).

- COMO NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO?

Para nascer da água e do Espírito, o homem precisa aproximar-se de Jesus com o coração aberto. Precisa, por exemplo, aproximar-se de forma que possa compreender suas parábolas.

Vejamos o texto lido inicialmente:

Os discípulos disseram: “Por que lhes fala por parábolas?

Jesus respondeu: “Porque a vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não lhes é dado”

Jesus acrescentou “Porque àquele que tem se dará, e terá em abundância; mas aquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.

Jesus continuo “Por isso, lhes falo por parábolas, porque eles vendo não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis e, vendo, vereis, mas não percebereis”

----------

Texto de Isaías – Cap. 6, vers. 8 a 10.

Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá de ir por nós? Então disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Então disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; não venha ele a ver com os seus olhos, e a ouvir com os seus ouvidos, e  entender com o seu coação, e a converter-se, e a ser sarado.

----------

Jesus concluiu dizendo:  “Porque o coração deste povo esta endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou os olhos, para que não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração, e se converta, e eu os cure. Mas bem aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não o viram, e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VASO E O OLEIRO - Isaías 30.14,15; Jeremias 18.1-4; Mateus 5.6

Jesus – O Salvador dos humildes

Marche